quarta-feira, 4 de maio de 2022

Tarifa branca: Vantagens e desvantagens para o pequeno negócio



Você está considerando adquirir a tarifa branca para seu micro ou pequeno negócio? Então este artigo foi escrito para você!


Em busca de economizar na conta de luz, muitos donos de estabelecimentos estão considerando adquirir a opção de tarifa branca que a Aneel disponibiliza.


Mas, como a tarifa branca funciona? Ela é a ideal para o seu negócio? Vamos ver agora! 


O que é tarifa branca?

A Tarifa Branca essencialmente permite que você pague uma tarifa mais baixa de eletricidade em certos períodos do dia.


Essa tarifa pode ser uma boa opção para quem faz uso da energia elétrica fora dos horários de maior consumo. Nela você tem três faixas diferentes de preço ao longo do dia.


  • Ponta: tarifa mais elevada;

  • Intermediário: tarifa de valor intermediário; e

  • Fora Ponta: tarifa de valor menor.


Na maior parte do tempo, a tarifa é mais barata do que a convencional.


Nos horários de maior consumo, a energia fica bem mais cara. Ou seja, se você conseguir deslocar grande parte do seu consumo para os horários em que a energia é mais barata, você pode pagar menos na conta de luz.


Por isso, antes de optar pela Tarifa Branca, é importante conhecer os seus hábitos de consumo. Por exemplo, se o seu comércio não funciona à noite, a Tarifa Branca pode ser interessante para você.


Por outro lado, se você precisa utilizar vários equipamentos que usem energia no final da tarde e à noite, cuidado! Sua conta de luz pode ficar mais cara com a Tarifa Branca. Neste caso, não vale a pena mudar:


Lembre-se, é essencial analisar o perfil de consumo do seu micro ou pequeno negócio, considerando os equipamentos elétricos que possui e o que eles representam no consumo mensal do seu estabelecimento.


Vantagens da tarifa branca

  • Taxa mais baixa de energia durante algumas horas do dia;

  • Economize dinheiro carregando seu veículo elétrico durante as horas mais baratas.


Desvantagens da tarifa branca

  • A energia custa muito mais durante alguns horários do dia;

  • Se suas circunstâncias mudarem, a tarifa branca pode não beneficiá-lo mais;


Devo mudar para a tarifa branca?

O conceito por trás da tarifa branca é ótimo, mas só funciona se você aproveitar as tarifas mais baratas fora do pico para a maior parte do seu uso de energia.


Também é importante que você desligue aparelhos elétricos e não se esqueça deles ligados. Se, por exemplo, alguém esquecer um computador ligado no horário de pico uma grande parte de suas economias será perdida imediatamente.


Segundo a Aneel, se o consumidor adotar hábitos que priorizem o uso da energia fora do período de ponta, diminuindo fortemente o consumo nesse horário e no intermediário, a opção pela Tarifa Branca oferece a oportunidade de reduzir o valor pago pela energia consumida.


Contudo, a Tarifa Branca não é recomendada se o consumo for maior nos períodos de ponta e intermediário e não houver possibilidade de transferência do uso dessa energia elétrica para o período fora de ponta. Nesses casos, a Tarifa Branca pode resultar em uma conta maior: nessa situação, é mais vantajoso continuar na Tarifa Convencional.


Qual é a melhor opção para economizar energia na sua empresa?

Viver com medo de usar muita energia elétrica nos horários de pico pode não ser uma opção muito interessante para a maioria dos empreendedores.


No entanto, existe uma opção muito mais fácil de ser adotada e muito mais simples, que é a energia renovável.


Ao usar energia renovável na sua empresa sua conta de luz será menor. Isso significa que sua empresa vai lucrar mais.


As pessoas costumavam dizer que era preciso escolher ter energia verde ou energia barata, mas não ambas. 


Isso não é mais verdade: o custo da energia renovável caiu nos últimos anos e continua caindo à medida que novas tecnologias e geradores são introduzidos no mercado.


Além disso, tornar-se verde pode atrair novos clientes, parceiros de negócios e talentos para sua equipe.


Com o número de pessoas que procuram fazer escolhas de compra mais conscientes em ascensão, a mudança para energia renovável lhe dará a capacidade de comercializar seu negócio como verde.


A geração do milênio, em particular, está interessada em comprar de empresas verdes e sustentáveis. 


À medida que envelhecem e se tornam uma parcela maior da população compradora, você desejará criar estratégias de marketing que agradem a eles. Fazer a mudança para uma forma de energia renovável pode ser suficiente para convencê-los a fazer uma compra.

Por que a energia renovável é melhor que a tarifa branca?

De forma simplificada, é porque a energia renovável é barata e acessível.


Por isso, utilizar recursos de energia renovável é uma das melhores maneiras de economizar na conta de luz de uma empresa pequena. 


Mas aí surgem algumas questões:


  • Você tem espaço no telhado de sua empresa para instalar painéis solares?

  • O telhado tem boa exposição ao sol ao longo do dia, sem sombras de prédios ou árvores?

  • Se o imóvel for alugado, o proprietário permite a instalação do sistema solar?

  • Você está disposto a investir agora em um sistema que pode custar milhares de reais?

  • Caso não possa investir, está disposto a comprometer-se com um financiamento bancário por vários anos?


Se você respondeu “não” para qualquer uma dessas perguntas, temos a solução certa para você reduzir agora sua conta de luz, consumindo energia renovável e sem ter que fazer qualquer tipo de investimento ou obras em sua empresa.


Assinando a Liben, você aluga lotes de uma fazenda solar ou outra usina de energia renovável. Essa usina injeta energia elétrica na rede de sua concessionária local, gerando créditos que resultam em um abatimento na sua conta de luz.


Você continuará sendo atendido normalmente pela concessionária, porém, até 90% de sua demanda de energia será atendida pela Liben, que garante um desconto de até 15% em relação a sua tarifa de energia atual. 


E o melhor de tudo: você não pagará nada até receber os primeiros créditos da Liben na conta de luz da sua empresa.


Isso tudo é possível porque a ANEEL passou a permitir o compartilhamento de usinas pelos consumidores. Assim, a Liben lançou sua Assinatura de Energia Renovável, buscando facilitar o acesso das empresas a essas usinas que geram uma energia não somente mais limpa, mas também mais barata, garantindo o desconto na tarifa.


Gostou? Fale conosco hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que significa a nova conta de luz sem bandeira hídrica?

  Se manter atualizado é uma tarefa muito importante para os donos de pequenas e microempresas, porque existem coisas que impactam diretamen...