quarta-feira, 20 de abril de 2022

Eficiência energética para pequenos negócios: Por que investir?

Eficiência energética


A eficiência energética nem sempre está no topo da lista de prioridades das pequenas empresas. Os negócios locais têm tanta coisa acontecendo no dia a dia que o conceito de ser mais sustentável ou energeticamente eficiente pode ficar em segundo plano.

No entanto, existem razões importantes para as pequenas empresas serem mais eficientes em termos energéticos. Há também outras razões para uma empresa adotar a sustentabilidade que pode ter um impacto positivo em todo o negócio e em sua competitividade.


A sustentabilidade não é apenas sobre o meio ambiente – é importante para os pequenos negócios também.


O que é eficiência energética?

A eficiência energética significa usar menos energia para fazer o mesmo trabalho – e, no processo, diminuir a conta de energia e reduzir a poluição. 


Muitos produtos, casas e edifícios usam mais energia do que realmente precisam, devido a ineficiências e desperdício de energia. 


A eficiência energética é uma das maneiras mais fáceis de eliminar o desperdício de energia e reduzir os custos de energia. É também uma das maneiras mais econômicas de combater as mudanças climáticas, limpar o ar que respiramos, ajudar as famílias a cumprir seus orçamentos e ajudar as empresas a melhorar seus resultados. 


Em qualquer lugar em que a energia é usada, há uma oportunidade de melhorar a eficiência. Alguns produtos, como lâmpadas energeticamente eficientes, simplesmente usam menos energia para produzir a mesma quantidade de luz.


Os desafios de ter um pequeno negócio com eficiência energética

Alguns dos desafios frequentemente citados pelas pequenas empresas em termos de eficiência energética e sustentabilidade incluem:


  • Os proprietários de pequenas empresas podem sentir que não têm dinheiro ou recursos para investir em práticas de sustentabilidade e eficiência energética.


  • Donos de negócios locais não têm tempo limitado para investir em sustentabilidade.


  • Os proprietários de pequenas e médias empresas podem não ver o valor da sustentabilidade e da eficiência energética.


As pequenas empresas podem estar interessadas em aumentar sua sustentabilidade e eficiência energética, mas podem não ter certeza de como fazer isso. Pode parecer que existem muitas barreiras para ter um negócio com eficiência energética.

 

Essas barreiras não são a realidade, no entanto, e quando os proprietários de pequenas empresas percebem os benefícios de melhorar a eficiência energética e a sustentabilidade, é algo a que eles geralmente se dedicam extremamente, assim como seus funcionários.


Por que um negócio local precisa se preocupar com a sustentabilidade?

Existem muitas razões pelas quais todas as pequenas empresas devem se preocupar com sustentabilidade e eficiência energética, os principais são:


1. Pressão para ter uma empresa sustentável

Há pressão pública sobre empresas de todos os portes para que façam sua parte quando se trata de ser ambientalmente responsável. 


Os clientes tendem a preferir as empresas que têm práticas alinhadas com suas próprias crenças, valores e prioridades. A sustentabilidade pode ser uma grande parte disso. 


Muitas grandes empresas já sentem a pressão dos consumidores e do público em geral para serem sustentáveis, reduzir sua pegada de carbono e garantir eficiência energética. 


Inclusive, muitas grandes empresas, seja por regulamentações governamentais ou por pressão pública, estão divulgando relatórios profundos e transparentes que mostram suas práticas ambientais.


Além disso, ser uma empresa sustentável e ambientalmente consciente pode ajudar sua marca de empregador. Você terá mais chances de atrair e reter os melhores talentos se tiver valores da empresa que os funcionários consideram atraentes.


2. Empresas com eficiência energética saem na frente da concorrência

Focar em sustentabilidade e eficiência energética pode lhe dar uma vantagem competitiva única quando se trata de branding e marketing, especialmente porque não é algo em que todas as pequenas empresas ainda estão se concentrando. 


Você pode ser um líder em seu setor dessa maneira.


3. Economia na conta de luz

Você economiza dinheiro quando é eficiente em termos de energia. Os preços da energia provavelmente continuarão subindo nos próximos anos. Por isso, empresas grandes ou pequenas que querem economizar dinheiro precisam se preocupar em ser eficientes energeticamente.


4. Sua empresa se torna moderna

Ser uma empresa energeticamente eficiente e sustentável mostra que sua empresa é moderna e inovadora para seus potenciais colaboradores e seus clientes. 


Isso mostra que você é flexível e está disposto a olhar para o futuro, em vez de ficar preso ao passado, e a inovação é importante para empresas de todos os tamanhos, seja um bar local, uma padaria ou um restaurante.


Ter um selo de empresa sustentável faz uma grande diferença.


Como criar um plano de eficiência energética?

Se você deseja encontrar maneiras de tornar o seu negócio eficiente energicamente, a Liben pode ajudar. 


Temos experiência de sobra quando o assunto é oferecer excelentes serviços de energia aos nossos clientes. 


Se você está interessado em nossas soluções comerciais de eletricidade ou gostaria de ajudar a desenvolver uma estratégia eficaz de aquisição de energia, confie na Liben. 


Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços.


Fale Conosco Hoje


Como a Liben pode ajudar?

Ao procurar formas de se tornar uma empresa eficientemente energética surgem algumas questões. Por exemplo:


  • Você tem espaço no telhado do seu estabelecimento para instalar painéis solares?

  • O telhado tem boa exposição ao sol ao longo do dia, sem sombras de prédios ou árvores?

  • Se o imóvel for alugado, o proprietário permite a instalação do sistema solar?

  • Você está disposto a investir agora em um sistema que pode custar milhares de reais?

  • Caso não possa investir, está disposto a comprometer-se com um financiamento bancário por vários anos?


Se você respondeu “não” para qualquer uma dessas perguntas, temos a solução certa para você reduzir agora sua conta de luz, consumindo energia renovável e sem ter que fazer qualquer tipo de investimento ou obras em sua empresa.


Assinando a Liben, você aluga lotes de uma fazenda solar ou outra usina de energia renovável. Essa usina injeta energia elétrica na rede de sua concessionária local, gerando créditos que resultam em um abatimento na sua conta de luz.


Você continuará sendo atendido normalmente pela concessionária, porém, até 90% de sua demanda de energia será atendida pela Liben, que garante um desconto de até 15% em relação a sua tarifa de energia atual.


Gostou? Fale conosco hoje!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que significa a nova conta de luz sem bandeira hídrica?

  Se manter atualizado é uma tarefa muito importante para os donos de pequenas e microempresas, porque existem coisas que impactam diretamen...